quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Relatório disciplina ADM e Cultura Organizacional

Relatório de desenvolvimento de pesquisa
1. Realização de um brainstorming


1.1. O Conceito Desempenho em Estudos Organizacionais e Estratégia: um Modelo de Análise Multidimensional – Artigo da RAC.
1.2. Gestão de Recursos Humanos: uma Metanálise de seus Efeitos sobre Desempenho Organizacional – Artigo da RAC.
1.3. Cultura organizacional e dependências de poder: a mudança estrutural em uma organização de ramo de informática – Artigo da RAC.
1.4. Cultura organizacional em ambiente burocrático – Artigo da RAC.
1.5. Modelos de gestão de competências versus processo de validação. Um ponto cego? – Artigo da RAUSP.
1.6. As atividades bancária e empresarial e o desenvolvimento sustentável – Artigo da RAUSP.
1.7. Perfil de planejamento e ciclo de vida organizacional nas empresas brasileiras – Artigo da RAUSP.
1.8. A tradição e a autonomia dos estudos organizacionais críticos no Brasil – Artigo da RAE.
1.9. “Aprecie com moderação”: a identidade da organização como drama e atos de performance – Artigo da RAE.

2. Artigos escolhidos

2.1. Gestão de Recursos Humanos: uma Metanálise de seus Efeitos sobre Desempenho Organizacional – Artigo da RAC.
Resumo:
O campo de estudo da Gestão Estratégica de Recursos Humanos e, mais especificamente, da relação entre práticas de Gestão de Recursos Humanos (GRH) e desempenho organizacional, apresenta controvérsias que ainda precisam ser resolvidas. Isto significa que permanece a necessidade de revisar a literatura dos estudos neste campo, para encontrar algum sentido no vasto número de conclusões propostas. Por esse motivo, a fim de atualizar e acatar sugestões e examinar moderadores, ainda não analisados em outras revisões, a proposta para o presente estudo é realizar uma metanálise dos resultados de 194 registros de estudos empíricos e originais, realizados e/ou publicados entre os anos de 1985 a 2007, mantendo a metanálise por uma ou mais práticas de GRH e por um ou mais indicadores de desempenho organizacional. Para a realização desta metanálise escolhemos o método de metanálise psicrométrica de Hunter e Schmidt (2004). Com base nesta metanálise, podemos inferir que há uma relação positiva entre GRH e desempenho organizacional. A estimação da magnitude desta relação aumenta, quando as práticas de GRH são combinadas em um sistema ou dois ou mais resultados de desempenho organizacional são levados em consideração.

2.2. Cultura organizacional em ambiente burocrático – Artigo da RAC.
Resumo:
O objetivo desse artigo é descortinar as manifestações da cultura organizacional em uma organização de caráter público, tendo a questão do foco no cidadão um papel preponderante na análise, para isso particularmente destacando as relações existentes entre a cultura da organização e as normas burocráticas. Mediante uma estratégia de pesquisa qualitativa, foram realizadas trinta entrevistas em profundidade com funcionários de uma universidade pública para identificar os principais aspectos do trabalho. Os resultados encontrados revelam que a lógica burocrática é responsável por uma dinâmica complexa entre os funcionários e a organização, com reflexos perceptíveis sobre a cultura da organização, que apresenta significativa influência das normas internas.

2.3. Perfil de planejamento e ciclo de vida organizacional nas empresas brasileiras – Artigo da RAUSP.
Resumo
: Neste trabalho, tem-se por objetivo analisar o perfil das empresas brasileiras no que se refere à estruturação do processo de planejamento, associado aos estágios do ciclo de vida organizacional. O foco está no entendimento de como o processo estruturado de planejamento, que inclui o planejamento estratégico, o orçamento e o controle orçamentário, está sendo utilizado pelas empresas brasileiras nos diversos estágios do ciclo de vida organizacional. Trata- se de uma pesquisa empírica desenvolvida por meio de survey, a partir de uma amostra de 111 empresas. Os métodos de tratamento de dados foram a análise fatorial confirmatória com estimação PLS- -PM e a correlação. O estudo justifica-se pela constatação de que o desenvolvimento de um processo de planejamento estruturado, dentre outros fatores, depende do estágio vivido pela entidade e pode contribuir para o entendimento do processo de mudança em seu controle gerencial. Conclui-se que existe correlação entre os estágios do ciclo de vida organizacional e o perfil de formalização do planejamento nas empresas pesquisadas. Contudo, a inexistência do orçamento, tanto no nascimento – quando não é uma prioridade para as empresas – como no declínio – quando deveria ser entendido como uma alavanca de recuperação –, provoca reflexão relevante sobre as possibilidades perdidas por uma organização que não prioriza o processo de planejamento estruturado.

3. Por que estudá-los?

O primeiro artigo faz uma metanálise dos efeitos sobre o desempenho organizacional causados pela gestão de recursos humanos, o segundo artigo trata sobre como a cultura organizacional em ambiente burocrático é responsável por uma dinâmica complexa entre os funcionários e a organização já o terceiro trata sobre o perfil de planejamento associado aos estágios do ciclo de vida organizacional nas empresas brasileiras.
• Trata o desempenho organizacional da GRH;
• Trata cultura organizacional e
• Planejamento do ciclo de vida organizacional.
Visto que nossa disciplina e administração e cultura organizacional entendemos que os artigos escolhidos tratam claramente sobre o assunto.

4. Bibliografia

4.1. Gestão de Recursos Humanos: uma Metanálise de seus Efeitos sobre Desempenho Organizacional – Artigo da RAC. – autores: Agostinha Mafalda Barra de Oliveira * E-mail: agostinhamafalda@ufersa.edu.br Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA Mossoró, RN, Brasil. Alexandre José de Oliveira E-mail: alexandreoliveira@ufersa.edu.br Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA Mossoró, RN, Brasil.
4.2. Cultura organizacional em ambiente burocrático – Artigo da RAC. – autor: Luiz Alex Silva Saraiva, é Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Curso de Administração das Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix e da Faculdade de Ciências Administrativas de Curvelo. Suas áreas de interesse em pesquisa são gestão e cidadania organizacional, sociologia do trabalho. E-mail: lassaraiva@uol.com.br
4.3. Perfil de planejamento e ciclo de vida organizacional nas empresas brasileiras – Artigo da RAUSP. – autores: Fábio Frezatti, Tânia Regina Sordi Relvas, Artur Roberto do Nascimento, Emanuel Rodrigues Junqueira e Diógenes de Souza Bido